Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS- LIÇÃO 25- O ORGULHO

JUVENIS- LIÇÃO 25- O ORGULHO

Texto Bíblico: Provérbios 16.18

Alvo: Ensinar que Deus não suporta o orgulho e que o mesmo leva a destruição.

PALAVRA RADICAL

Pv 16.18: “O orgulho vem antes da destruição”.

O que a Bíblia está dizendo é que o orgulho precede a quase todos os outros pecados.

Sabe o que é o orgulho?

É aquela exaltação do ego, é aquela condição mental em que uma pessoa se encontra, quando começa a pensar, deliciosamente, que é superior a todo mundo.

Deus detesta o orgulho

A Bíblia também diz aí em Pv 16.5: “O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos”. E ainda no mesmo livro de Provérbios, em 29.23, lemos: “O orgulho do homem o humilha”.O orgulho que Deus detesta não é o respeito próprio ou o legítimo sentimento de dignidade pessoal. O que Deus reprova, é sim, o amor próprio, soberbo, indesejável, desproporcionado. É esse orgulho que é repugnante para Deus. Deus não suporta, não admite o orgulho. Ouça o que Deus diz: “... Não vou tolerar os homens de olhos arrogantes e de coração orgulhoso” (Sl 101.5).

Você sabe o que o orgulho faz?

"O orgulho divide os homens". – “O orgulhoso não pede licença; atropela. O orgulhoso não pede perdão; justifica-se. O orgulhoso não dá explicações; ameaça. O orgulhoso não pede ajuda... Não agradece; só cobra. Não perdoa; vinga-se. Não delega autoridade; faz tudo sozinho. O orgulhoso não elogia; só reclama..."

O orgulho tem origem no coração humano.

Há pessoas que são orgulhosas no olhar ignorando as demais, no vestir... Outras se orgulham da vida social que levam... Orgulham-se de seus negócios, de sua raça...

Noutras palavras, o orgulho pode ser espiritual, intelectual, material e social; mas o mais repugnante dos quatro, é o orgulho espiritual – a soberba do espírito é que levou Lúcifer à queda e é por aí que começam todos os pecados.

Ouça o que está escrito na Bíblia, em Ez 14.12-15: “Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! 13 Você, que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. 14 Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”. 15 Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!”

Foi justamente o orgulho do coração de Lúcifer, o primeiro pecado cometido no mundo.

Quando nós, como Lúcifer, começamos a sentir que somos auto-suficientes e todo-poderosos, já estamos pisando terreno perigoso. A pessoa que, cheia de orgulho, começa a confiar em seus feitos, em suas virtudes próprias, pondo de lado a mão de Deus, essa pessoa está destinada ao juízo de Deus.

Tipos de orgulho

Orgulho espiritual

Trata-se da pessoa se sentir mais pura que a outra, pensar ser mais espiritual, porque oram várias vezes ao dia, porque fazem leitura da Bíblia, porque vão à igreja e a célula com freqüência, por isso, acham que todos os outros estão em constante pecado...

Orgulho intelectual.

O orgulhoso intelectual é o tipo que acha que sabe-tudo.

A Bíblia diz: “A ciência incha, mas o amor edifica” (1Co 8.1); o conhecimento traz orgulho. O conhecimento enche a pessoa de orgulho. Ela sabe, ela é entendida... Esse orgulho é o que se manifesta diante daqueles que, talvez, até nem escrever ou ler conseguem... E vem o orgulhoso e diz: “Não é assim que se faz. Você não sabe por que não aprendeu. Deixa comigo. Eu sei”. Esquece-se de que nossas capacidades mentais e habilidades para o conhecimento são dadas por Deus!

Orgulho pelos bens materiais.

Nesse orgulho causado pelos bens materiais, a pessoa se exalta ao invés de exaltar a Deus; ela se concentra naquilo que tem ao invés de se concentrar naquilo que é aos olhos de Deus. A pessoa tem uma casa nova, roupas caras, os pais tem negócio próprio, e ela se orgulha de tudo, dizendo: “Eu consegui, eu comprei, meu pai tem e o seu não!”, esquecendo que tudo vem de Deus. A Bíblia diz em Dt 8.18: “... lembre-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza...”.

Conclusão: A Bíblia ensina que o orgulho é pecado. O maior pecado que nos deixará fora do reino de Deus. Esse é o pecado que Deus mais odeia e que nos leva a ruína. “A soberba precede a ruína...” Pv. 16:4

Compartilhando na célula

Em qual situação você manifestou orgulho recentemente? (Líder ao final do compartilhamento ministre sobre a necessidade de arrependimento e ore quebrando todo o sentimento de orgulho).

2 comentários:

  1. por favor onde posso encontra essa revista com eesse ensinamentos ricardorogers86@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog escrevi a matéria inteira sobre um adolescente chamado Jesus que Deus continue usando a vida de vocês,trabalho com adolescetes na igreja e preciso aprender muito e o blog é muito importante

    ResponderExcluir