Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS- LIÇÃO 28 – ABRAÃO – O PAI DA FÉ

JUVENIS- LIÇÃO 28 – ABRAÃO – O PAI DA FÉ

Texto bíblico: Gênesis 12 a 18

Alvo: Ensinar o Juvenil a Crer nas promessas de Deus por mais impossível que pareça.

PALAVRA RADICAL

O homem caiu em pecado e perdeu a comunhão com seu Criador. Deus, entretanto, promete intervir e enviar um Salvador, logo após a queda do homem. Vamos ler Gênesis 3.15. “Descendente” quer dizer uma única pessoa, que pisaria a cabeça da serpente (inimiga do homem, que simboliza Satanás). Através desta pessoa, Deus estabeleceria a redenção (livramento) da humanidade caída no pecado.

Então, muitos anos depois, Deus chama um homem, Abrão, para dar sequência a seu plano de salvação. Leia Gênesis 12.1-3 e 17.1-5

Abrão (com um “a) quer dizer “pai exaltado”

Abraão (com 2 “a”) quer dizer “pai de nações”. Em Gênesis 17.5, Deus muda o nome de Abrão para Abraão, com isto significando que sua descendência seria numerosa. Mas ele não tinha filhos, e estava então com 99 anos!

Deus é assim: usa nossas fraquezas e impossibilidades para demonstrar Sua força e poder! Abraão teve que crer nas promessas de Deus. Apesar da sua idade e da sua esposa, que era estéril e também idosa, Deus agiu na vida deles, como também age em nossas vidas.

Mas porque era tão importante que Abraão tivesse filhos e seus descendentes constituíssem uma nação?

Através da descendência de Abraão, Deus estabeleceria uma nação – os hebreus. Desta nação, viria a nascer o Salvador, que é o Messias (Jesus Cristo).

O plano de Deus foi assim traçado e nada impediria de isto ocorrer. Nem a esterilidade de Sara, nem a avançada idade de Abraão iriam impedir Deus de agir. A isto chamamos de “soberania de Deus”: Ele tem o poder de fazer todas as coisas ocorrerem conforme Seu santo e perfeito desejo! Abraão creu em Deus, e é um exemplo de fé confiante para todos nós. Leia Gênesis 15.4-6 e Romanos 4.16.

Conclusão: Por mais impossível que parecesse Abrão acreditou no que Deus lhe prometerá. Abraão obedeceu a Deus, e peregrinou na terra de Canaã, saindo do lugar onde morava e indo para a terra que Deus lhe havia prometido – de Ur à Canaã são quase 1.000 km, numa época em que o principal meio de transporte era através de animais (camelos). A promessa de Deus se cumpriu sobre a vida de Abraão e ele se tornou pai de multidões. Devemos fazer como Abraão, crer no que Deus nos prometeu, pois ao seu tempo Ele irá cumprir.


Atividade para a sala de aula

1) Anote V para verdadeiro e F para falso. Abrão:

a ( ) Tinha 45 anos quando saiu de Harã – Gn 12.4

b ( ) Foi de Harã para o Egito – Gn 12.5

c ( ) Quando chegou em Siquém, ergueu um altar – Gn 12.6-7

d ( ) Ele entregou o dízimo (décima parte) de tudo o que tinha - Gn 14.18-20

e ( ) O número de descendentes dele seria 500 – Gn 13.16

Respostas dos exercícios:

a - Falso (tinha 75 anos); b - Falso (foram para Canaã); c – Verdade; d – Verdade; e - Falso (o número não é citado, mas será tão numerosa como a areia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário