Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Juvenis- Lição 32- Amigo mais chegado que um irmão!

Juvenis- Lição 32- Amigo mais chegado que um irmão!

Texto bíblico: 1Sm 18:1-4

Alvo: Ensinar que não devemos andar sozinhos e que Deus deseja que tenhamos amigos mais chegado que um irmão.

Introdução: Nosso crescimento espiritual depende de nossos relacionamentos. Um relacionamento sadio vai te impulsionar e te jogar pra cima, mas a falta dele ou um relacionamento doente vai te jogar pra baixo.

Palavra Radical

Na história de Davi, pode nos mostrar que houve uma pessoa que se tornou fundamental na vida dele, que fez dele um matador de gigantes, foi um grande amigo chamado Jônatas. Na história de todo Matador de Gigantes, sempre há um precursor, alguém que precede o êxito do vencedor. Sempre haverá um amigo por detrás, nos bastidores da história de um matador de gigantes. Jônatas foi essa pessoa importante, esse amigo necessário na vida de Davi. E assim como Deus colocou um Jônatas na vida de Davi, ele tem colocado um Jônatas, um grande amigo também em sua vida. A história mostra que o verdadeiro matador de gigantes sempre tem um amigo sincero. Quando satanás quer destruir seus sonhos, te desanimar, te fazer desistir dos seus alvos e objetivos, ele usa uma pessoa que você ama, que você considera, para tal feito. Isso acontece porque você não vai se decepcionar com estranhos, pois não há expectativas em pessoas desconhecidas. Da mesma forma Deus usa pessoas para nos abençoar, para nos alavancar e nos fazer matadores de gigantes, e geralmente estes são os nossos amigos

Quem foi Jônatas na vida de Davi e quem é Jônatas em sua vida?...

1. Jônatas é alguém que entra em sua vida para ajudar você.

Deus coloca alguém na vida de Davi, para transformar ele num guerreiro. Porque o que Jônatas fez, geralmente não se faz. Jônatas deu sua armadura para Davi, e armadura é como escova de dente, não se empresta. A atitude de Jônatas é algo que nos confronta no que diz respeito à nossa aliança com Deus e à nossa aliança com os nossos irmãos. Porque ele vai muito além do que se espera. Este é o padrão de Deus para nossa vida. O texto diz que Jônatas filho e próximo sucessor do rei Saul celebra uma aliança com Davi, usando os elementos de sua armadura. E cada um deles tem um significado para nós:

a. Deu-lhe a capa: Dar a capa fala de assumir um compromisso de proteger ao outro. Um parceiro de aliança não expõe a intimidade, não expõe as fraquezas do outro. Não deixa o outro descoberto. Nós estamos aqui para guardar um a vida do outro, para proteger um ao outro. Para guardar o coração do nosso irmão, cuidando em preservá-lo. Parceiros de aliança são fieis na proteção mútua e não se corrompem com conversas paralelas. Honram seus compromissos e estão sempre dispostos a pagar o preço para proteger os amigos.

b. Deu-lhe a armadura: Tirar a armadura, fala de estar desarmado. De ter um relacionamento aberto e livre. Existem relacionamentos que são verdadeiras prisões, as pessoas não podem ser livres para expressar suas emoções, porque sempre há um sentimento de insegurança, de desconfiança. Só temos aliança verdadeira quando nos desarmamos. Tiramos a armadura e nos abrimos para um relacionamento livre. Livre de segredos, livre de coisas escondidas. Seja livre de uma vida de segredos, seja livre da falsa aparência.

c. Deu-lhe a espada: Um parceiro de aliança é alguém que defende, mas que também fala na vida do outro com exortação e confronto em amor. A espada fala da palavra da verdade que sai da boca do verdadeiro amigo que quer o seu bem. Você precisa de alguém que seja amigo o suficiente para conviver com você, mas que possa confrontar as atitudes erradas em sua vida. Lembre-se: Os piores amigos são aqueles que te aplaudem sempre. Quantas pessoas que você conhece, estão sinceramente preocupadas em te falar a verdade? Aliás, quantos deles tem a verdade da palavra para te dizer? Saiba que existem muitas pessoas que só sabem falar besteiras quando abrem seus lábios. Precisamos ter a verdade da palavra em nossa boca! Jônatas é alguém corajoso e verdadeiro. Na descrição de Jesus feita por João na ilha de Patmos, ele diz: “da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes”. Uma das peças da armadura de Deus de Efésios 6 é a “espada do Espírito, que é a palavra de Deus...”Ef 6:17

d. Deu-lhe o arco: O arco fala da buscar caça, fala de provisão. Uma das evidências da aliança é a capacidade de ajudar e abençoar; e muitas vezes financeiramente. Isso também se aplica em relação a Deus. Quando nós temos aliança com o Senhor nós temos alegria em sustentar a sua obra. Quem não mete a mão do bolso não tem aliança.

Tem gente que nunca pode ajudar. Nunca pode colaborar. Pode ser a campanha que for, o irmão nunca se mexe para cooperar. Isso não é falta de dinheiro é falta de aliança. Durante a sua caminhada cristã, você terá inúmeras oportunidades de cooperar com obra de Deus. Se você responde certo, Deus te aprova e te abençoa.

e. Deu-lhe o cinto: O cinto era usado para dar firmeza e sustentação. Isso significa que o amigo é aquele que dá suporte. Nós somos a “escora” do nosso irmão. Se ele está com a perna quebrada, nós somos a “muleta” que o ampara. Se ele não vê, precisamos ser seu colírio, se está cansado, somos nós o seu fôlego. Eu sei que muitas vezes, isso é desconfortante; outras vezes, é como um fardo pesado, mas o amor de Deus, em nós, nos dá graça para suportar nosso irmão. “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor...” Ef 4:1-2

2. Jônatas é alguém que entra em sua vida para ensinar algo de valor a você.

Davi não conhecia nada de Palácio. Ele só entendia de curral, de ovelha. E Deus coloca o príncipe de Israel para ensiná-lo, para introduzi-lo a realeza. Pela ordem natural Jônatas seria o próximo rei, mas o coração de Jônatas quer promover você, quer te levar mais alto do que ele mesmo está. Precisamos de amigos que nos promovam! Jônatas fala dos amigos que nos levam adiante, que sempre dizem: Você consegue, você pode, vá adiante, rompa com seus limites e fronteiras, Deus é contigo, não desista!

Jônatas foi alguém que abriu as portas para Davi. Nunca pense: eu não preciso dessa pessoa... Pois talvez Deus tenha te dado essa pessoa como um Jônatas para levantar você. Jônatas aqui aponta para Cristo, pois é alguém que está abrindo o caminho.

Deus coloca em sua vida gente que vai plantar sementes de grandes projetos. Gente que vai abrir a porta! E se você não tiver um coração para Deus. Você perde esses depósitos que Deus quer fazer em sua vida. Alguém está sendo posto ou colocado em sua vida para te marcar.

3. Jônatas é alguém que introduz você na casa do Pai.

Jônatas entrou na vida de Davi, assumiu um compromisso de ensiná-lo aquilo que ele já sabia. Ou seja, Jônatas foi a pessoa que Deus usou para levar Davi à casa do seu pai, que era o palácio: Sabe quem são seus verdadeiros amigos? Aqueles que preocuparam em levar você à casa do Pai. Aqueles que se importaram tanto com você ao ponto de apresentar você a Deus. Aqueles que o trouxeram à presença de Jesus. Jônatas é aquele “irmãozão”, que Deus coloca em sua vida, que às vezes aparece “do nada”. Que sem você pedir ele vai em busca de você. Jônatas não é você quem escolhe. É Deus quem coloca em sua vida! A Bíblia diz que existem amigos mais chegados que um irmão. Você pode ter muitas pessoas próximas de você. Pessoas que ligam no dia do seu aniversário, amigos de escola. Pessoas que visitam sua casa. Mas o seu melhor amigo é aquele que está preocupado e levá-lo à presença do Senhor, a casa do Pai. Lc 5:17-26

Conclusão: O amigomais chegado que o irmão é aquele que se empenha para colocar você na presença de Jesus. Não é exatamente aquele que te defende, mas é aquele que se importa e te proteger te conduzindo a casa do pai. De forma que se alguém se empenhou para trazer você aqui hoje. Esse é o seu Jônatas, esse é o seu verdadeiro amigo. Seja você também Jonatas na vida daqueles seus amigos que ainda não conhecem a Deus.

Compartilhando na célula

Você se considera Jonatas na vida de alguém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário