Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS - LIÇÃO 33- ADOLESCÊNCIA A FASE DE GRANDES TRANSFORMAÇÕES

JUVENIS - LIÇÃO 33- ADOLESCÊNCIA A FASE DE GRANDES TRANSFORMAÇÕES

Texto- bíblico: 1 Co 6: 1- 20

Alvo: Ensinar o juvenil sobre as mudanças que ocorrem na adolescência, e como lidar com as tentações.

Introdução: A adolescência é uma fase marcada por muitas mudanças, dentre elas, mudanças físicas, emocionais, sociais e tudo isso ocorre em um período curto de tempo. Esta é a fase da vida em que as pessoas associam a “energia”, vitalidade, tempo de descobertas, conhecimento do mundo e de si mesmo. Tudo isso contribui para o desenvolvimento do individuo, entretanto podem gerar muitos conflitos. Por sua vez, os conflitos ou as crises fazem o adolescente refletir sobre sua existência, suas escolhas e o ajudam a traçar suas metas.

Nesta lição vamos estudar mais especificamente sobre as transformações físicas e discutiremos sobre como lidar com nossas emoções em meio a essas mudanças.

PALAVRA RADICAL

Quais transformações ocorrem na adolescência?

Na adolescência ocorre o período chamamos puberdade, que acontece em menos de uma década, ocorrem as mudanças corporais que preparam o corpo para as transformações fisiológicas, isto é, desenvolvimento dos órgãos sexuais que entram em funcionamento e possibilitam a capacidade da função reprodutora.

Além do amadurecimento dos órgãos genitais ocorrem mudanças corporais. Tanto nos meninos quanto nas meninas ocorre um aumento da transpiração e o odor corporal modifica-se; aumenta a altura; peso e o cabelo e a pele tornam-se mais gordurosos podendo aparecer temporariamente seborréia e acne. Mais especificamente, nos rapazes aparecem pêlos pelo corpo, a voz muda, aparece a barba, e acontece mudanças no órgão genital.

Nas moças o corpo se desenvolve; aparecem pêlos em algumas partes do corpo e acontecem mudanças nos órgãos genitais. Outras maturações físicas acontecem, como a ossificação da mão que se completa, aumento do tamanho do coração e dos pulmões. Essas transformações, que ocorrem na puberdade, são de responsabilidade do sistema endócrino. “São os hormônios secretados pelas glândulas sexuais (estrogênio e progesterona nas mulheres e testosterona nos homens) que vão causar as transformações.”

Em meio a esse processo surge a curiosidade a respeito do sexo, sobre sensações de prazer e interesse pelo sexo oposto. Isso ocorre, pois os hormônios estão a mil...

Como lidar com essas mudanças, descobrimento do corpo e de sensações? O que Deus acha disso tudo?

O nosso corpo é santuário do Espírito Santo, convém guardarmos o nosso corpo e coração, estando atentos as Suas palavras 1 Co 6: 12-20. Deus deve reinar sobre nosso corpo, vida e coração, pertencemos a Ele e somos instrumentos de justiça em Suas mãos.

Guarde a Sua Palavra

O Pai nos ensina a guardar a sua palavra, pois ela nos guarda na tentação. Pv 6: 20-22

Muitas vezes o Diabo quer mostrar para o adolescente que guardar o corpo e os pensamentos é perder tempo, ser careta ou ficar em desvantagem, porém o ele quer é enganar e destruir. Pv 5:1-5 e 9.

Guarda- se do pecado

Somos feitos para glória de Deus, então nos guardar é essencial para futuramente desfrutarmos de tudo o que o próprio Deus criou. A masturbação, pensamentos impuros e etc são estratégias do diabo apara nos aprisionar e fazer daquilo que Deus criou algo profano. O sexo, o prazer foi feito por Deus, mas para desfrutarmos disso Ele colocou condições (o casamento). O Diabo quer nos enganar colocando o que aparentemente é bom aos nossos olhos, pois sabe que o que Deus tem preparado para seus filhos é o MELHOR! Pv 4:18-23.

Conclusão

Duvidas e curiosidade sobre as mudanças que ocorrem conosco é comum e natural, porém algumas vezes procuramos desvendar essas curiosidades de maneira imprópria, como na internet ou com pessoas que não tem princípios cristãos. A melhor orientação que podemos ter é a aquela que encontramos na palavra de Deus. Aproveite sua célula, seu líder para discutir sobre o assunto e se tiver liberdade e oportunidade é bom conversar com os pais. Caso não tenha liberdade de falar sobre esse assunto com seus pais peça orientação a Deus, a seu líder para que você encontre a melhor maneira de conversar sobre isso com eles.

E nunca esqueça, fomos feitos por Deus e tudo em nós existe para glorificá

Nenhum comentário:

Postar um comentário