Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS - LIÇÃO 37- CHAMADOS PARA LIDERAR

JUVENIS - LIÇÃO 37- CHAMADOS PARA LIDERAR

Texto bíblico: Juízes 5.2-13 Alvo: Ensinar que Deus deseja levantar grandes lideres entre os juvenis e para que isso aconteça precisamos nos dispor.

PALAVRA RADICAL (Leia o texto na bíblia)

Israel vivia atemorizado, oprimido e esmagado pela violência de Jabim, rei de Canaã, e de Sísera, comandante de seu exército. O país estava arruinado, suas aldeias desertas e o povo andava por caminhos tortuosos, tudo porque deixaram ao Senhor e buscaram os ídolos. Então, nesse tempo, levantou-se Débora, mulher de Lapidote, que passou a invocar ao Senhor debaixo de uma palmeira, na montanha de Efraim, e o povo subia a ela para consultar a Deus. E Deus trouxe a libertação porque alguém se comprometeu com Ele, apesar das adversidades.

Vejamos como podemos trazer a bênção da libertação para nossa cidade e nossa nação.

Sem líderes comprometidos com Deus tudo vira um caos No v. 6 vemos que na época de Débora os líderes eram tímidos, por isso não havia prosperidade e o povo seguia caminhos tortuosos. Ora, se os líderes e o povo não se comprometem com Deus e buscam os ídolos a violência se instala e vem o desespero (v. 7)

Esta é a situação de nosso país e do nosso Estado atualmente. O povo continua adorando os ídolos e presos em seus vícios, então a corrupção e a violência imperam em todos os níveis, e não há força humana que possa detê-las, porque são de origem espiritual.

Necessitamos de líderes comprometidos com Deus.

Uma mulher se comprometeu em Israel e trouxe libertação Débora declara que se levantou como mãe em Israel (v. 7), diante daquele cenário de terror. Ela saiu de seus próprios interesses e resolveu buscar ao Senhor em favor do seu povo. Não há esperança para as pessoas, famílias e nações a não ser em Jesus Cristo, mas o único instrumento que o Senhor utiliza é a sua Igreja. Só os líderes de Deus, verdadeiramente comprometidos com Ele e sua Palavra, podem ajudar realmente. Deus está esperando que nos levantemos e nos posicionemos a favor do povo.

Não é fácil ir diante de Deus e clamar em favor da sua cidade e do seu país, mas Débora, em sua fragilidade, mesmo sendo mulher, numa época tão difícil, se comprometeu e se levantou para buscar o Senhor e interceder por seu povo. Ela se transformou num modelo de líder, por isso Deus a levantou como a única mulher Juíza em Israel, no tempo dos Juízes.

Desperte o líder que há em você Saiba que você é o próximo líder que Deus deseja usar, você está sendo gerado e um dia será um grande líder usado por Deus. Apresente-se diante de dEle! Desperte o líder que há em você, pois Débora dizia para si mesma: "Desperta, Débora, desperta, acorda..." (v. 12). A Palavra diz: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará..." (Ef 5.14). E Isaías também exorta: "Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz e a glória do Senhor nasce sobre ti" (Is 60.1). Este é o nosso tempo! Este é o tempo em que Deus está levantando um grande exército de “juvenis santos”, que buscarão ao Senhor e farão a diferença em suas cidades. Você é um (a) dos (as) que Deus vai levantar e usar!

Conclusão: Débora se levantou porque se comprometeu com Deus, e assim pôde ajudar o seu povo. Nós precisamos nos espelhar na vida de Débora. Ela é uma tremenda inspiração para nós! Levantemo-nos, despertemos e comprometemo-nos com o Senhor. Deus quer fazer coisas grandiosas através de nós, ele erguerá no nosso meio lideres de célula de crianças, jovens e adultos. Ele fará de vocês profetas entre as nações, basta que você se comprometa com o Senhor e o busquem de todo o coração.

Compartilhando na célula: Você sente o chamado de Deus para liderar? (líder fale para os juvenis que é Deus quem nos capacita para exercer o chamado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário