Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS - LIÇÃO 38- CHAMADOS A GERAR.

JUVENIS - LIÇÃO 38- CHAMADOS A GERAR.

Texto bíblico: Gn 1:26-28; Mt 28:18-20

Alvo: Ensinar que o desejo de Deus para nós e que frutifiquemos para o seu reino, não que façamos coisas.

PALAVRA RADICAL

Introdução: Nestes dias estamos muito preocupados com o que Deus está fazendo, onde Ele está movendo; mas devemos nos preocupar com o que Deus deseja que façamos, porque o que importa é cumprirmos a sua vontade.

Embora Deus seja criador de todas as coisas, Ele quer usar o homem para conquistar algo que Ele deseja. E só o homem pode cooperar para realizar este sonho que está no coração de Deus.

Como pode ser isto?

Deus deseja algo que Ele ainda não tem? O criador do universo deseja Ter os filhos que ele ainda não tem!

somos cooperadores nesta obra maravilhosa que consiste na edificação do reino de Deus. Nós só temos uma vida para agradar a Deus, e é tão pouco comparado com a eternidade. Temos pouco tempo para cumprir o propósito para o qual fomos criados. Portanto hoje, precisamos lutar para fazer com que a vontade de Deus se realize. É nessa vida que nós precisamos responder a Deus. Infelizmente a maioria de nós, os evangélicos, saímos do propósito original de Deus, pois fomos criados para servir ao criador..

O que precisamos fazer para servir a Deus?

A Biblia diz em Gênesis 1:28:“Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra, e sujeitai-a.” (Gn 1:28)

A vontade de Deus para o homem é que este seja frutífero!!!

A ênfase de Deus na frutificação, crescimento e multiplicação foi tão grande nos três começos de Deus o que se ouve é: Frutificai e multplicai-vos!

1º Começo

Com Adão e Eva foi assim, “Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra, e sujeitai-a.” (Gn 1:28). Adão comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal e recebeu uma natureza diabólica. Os planos de Deus se frustraram momentaneamente. Os homens se desviaram e Deus destruiu os homens com as águas do dilúvio.

2º começo

Através de Noé Deus renova sua aliança com o homem. Gênesis 9:1diz: “E abençoou Deus a Nóe e a seus filhos e disse-lhes: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra”. O mesmo que fez com Adão no começo fez agora com Noé. Deus não mudou. Seus propósitos e desígnios se mantêm de eternidade em eternidade. Mas a geração de Noé também não respondeu a Deus. Ao acompanhar a geração de Noé chegaremos até a torre de babel. Gênesis 11:4 diz: “E disseram: “Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo topo chegue até aos céus e tornemos celebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra”. Babel é o oposto da vontade de Deus. Eles queriam ser reconhecidos, e queriam ficar juntos no mesmo local, sendo que Deus pediu que enchessem a terra. Podemos ver que novamente o homem falhou e novamente Deus interfere no processo separando aqueles homens.

3º Começo

Deus chama a Abrão e renova mais uma vez a sua aliança com o homem. “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12:2-3

Deus disse a Abrão o mesmo dito a Adão e Noé, mas em outras palavras. Antes o Senhor disse: Eu os abençôo... mas desta vez Deus disse: Seja tu uma benção! Abraão entendeu que ser uma benção implicava em Ter filhos. O próprio nome Abrão significa “Pai exaltado” e o nome recebido depois, Abraão significa “Pai de multidões”. Alguém que é reconhecido como pai de multidões precisa Ter muitos filhos. O chamado de Abraão foi unicamente para ter muitos filhos.

Para que Abraão não perdesse a visão do gerar, Deus continua falando a ele: “Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar...” Gn 22:17

A revelação aqui é que noite e dia Deus está nos mostrando e falando sobre o seu desejo para o homem.

Essas verdades nos fazem concluir que servir a Deus é frutificar.

A vontade de Deus está em que o homem se multiplique!!!

No Novo Testamento após Jesus ter cumprido o propósito de morrer no lugar do homem, e ressuscitar três dias depois, ele comissionou os discípulos dizendo:“Ide e fazei discípulos de todos os povos (frutificai por onde vocês forem), batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.” Mt 28:19 Jesus reproduziu o que Deus disse ao homem em sua primeira conversa. Isto é gerar filhos para Deus, produzir segundo a natureza de Deus, e Jesus cumpriu a vontade do Pai!

Agora quando nós olhamos para a igreja hoje, nós enxergamos dois tipos de mentalidade dentro da mesma. Uma mentalidade é a de fazer, e a outra a do gerar.

O que você tem feito com sua vida?

Você está fazendo ou Gerando?

Deixe-me contar uma história para ilustrar isso. “Um irmão confeiteiro queria muito agradar a Jesus, e decidiu gastar seus dias fazendo um delicioso bolo de chocolate para Jesus. No dia de seu grande encontro com o Senhor, levou seu esplêndido bolo de chocolate. Quando entregou seu presente a Jesus ouviu do Senhor: Meu filho, não te disseram nada a respeito de meu gosto? Respondeu o homem: Não que eu saiba. Falou novamente o Senhor: Eu não gosto de bolo de chocolate, o que eu gosto mesmo é de bolo de baunilha, mas pode dar esse bolo pro Gabriel, pois ele adora chocolate.”

Essa história fala a respeito de muitos daqueles que estão querendo cumprir a vontade de Deus, mas não sabendo como, estão como o confeiteiro, de bom coração produzindo alguma coisa achando que estão fazendo a vontade de Deus.

Saiba de uma coisa, Deus não vai fazer cara de satisfeito para algo que não é a sua vontade. Nele não há sombra de variação. Quando ganhamos um presente que não nos agrada, não rejeitamos o presente, até por uma questão de cortesia e consideração à pessoa, mas com Deus não é assim, se ele não aprova sua atitude, logo te reprovará.

Deus quer que sejamos uma geração de crentes, mas ao invés de gerar almas passamos a fazer coisas. Queremos alcançar o coração de Deus fazendo. Babel Gn 11:4

Deus criou o homem e a mulher e os abençoou para serem fecundos e multiplicar. Deus liberou uma bênção sobre o homem para gerarem filhos para o Senhor.

A bênção de Gênesis 1:28 é a autorização de Deus para a frutificação e multiplicação.

O que Deus disse a Adão e Eva quando os criou, diz hoje para cada um de nós, Deus não mudou. O desejo de Deus é o mesmo,

Hoje muitos estão “fazendo” coisas para agradar a Deus (Babel), mas Deus deseja que sejamos frutíferos em gerar filhos para ele (Jo 15:16). Os dons que buscamos passarão (1Co 13:8), mas o fruto que permanecerá são almas.

Fazer coisas em nossas atividades diárias é um sinal de ocupação, e talvez você esteja ocupado com tantos trabalhos da igreja ou vida pessoal.

Não há problema em fazer coisas desde que haja uma consciência sobre a necessidade do gerar filhos para Deus.

Nós aqui na Geração de Adoradores fazemos muitas coisas. Reuniões todas as semanas , Treinamentos, Curso para Casais, Bazar, Tela Crente, Tendall Fest, Encontro com Deus, Maturidade no espírito, CTLPC, Evento ponte, Evento de colheita, Células, etc. Tudo isso é necessário mas com um fim de manifestar a vontade de Deus que é gerar filhos.

Não há problema em fazer estas coisas, mas o importante é saber a motivação para tudo isso. Tudo isso é importante se for canalizado para o alvo de Deus que é gerar filhos semelhantes a Jesus! Este é o centro do coração de Deus!

Compartilhando na célula

Você está gerando filhos para Deus? Você está influenciando pessoas para o reino?

Nenhum comentário:

Postar um comentário