Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS – LIÇÃO 41- SOLIDÃO NÃO!

JUVENIS – LIÇÃO 41- SOLIDÃO NÃO!

Texto bíblico: Salmo 25:8-21

Alvo: Ensinar o que é a solidão e que Deus nunca nos deixará só.

PALAVRA RADICAL

Introdução: Alguns dizem que a palavra “adolescente” é quase um sinônimo da palavra “turma”. Isso, porque é comum notar como eles andam em grupos. Um grupo se identifica com um tipo de roupa, músicas oi gostos. Outro grupo faz questão de “não gostar” das roupas, músicas e gostos do primeiro grupo, só pra afirmar o “jeito de ser” da sua turma. Mas independente das preferências que tem, a verdade é que geralmente os adolescentes andam em “bandos”.

Existem alguns grupos que se isolam tanto nas chamadas “panelinhas”, que deixam frustrados muitos outros garotos e garotas, que seriam ótimos amigos no futuro. Nesta “frustração” de não entrar em determinada “panela”, muitos adolescentes agem positivamente, dizendo: “se esses caras não querem minha amizade, vou procurar outra turma”, e logo encontram um pessoal mais aberto, que os recebem.

Infelizmente, nem todos os adolescente encontram saídas positivas para esses casos. Muitos em sua frustração por não terem sido aceitos, partem para um isolamento negativo, curtindo uma solidão terrível, que pode ter conseqüências muito tristes.

Como o adolescente que ama a Jesus, não quer ver ninguém triste, muito menos “fora da roda”, vamos estudar um pouquinho deste problema, para que você possa identificar pessoas que estão se sentindo solitárias, para tentar comunicar que não devem permanecer desta forma, dividindo com elas o seu amor por Cristo.

A solidão é um problema?

Precisamos inicialmente fazer uma diferença entre “isolamento” e “solidão”. ISOLAR-SE, é afastar-se voluntariamente das pessoas, e nem sempre isso é mau. Existem momentos, em que é saudável ficar sozinho para alguma atividade, curtir um som ou para pensar um pouco na vida. Você começa e termina o seu “isolamento”, quando quiser.

A SOLIDÃO existe quando nos vemos forçados a permanecer sozinhos. Não é algo agradável, mas chato, penoso. Gostaríamos que ela terminasse logo, mas ela persiste, apesar de lutarmos contra ela. Neste caso, a solidão pode tornar-se um problema.

Algumas causas da solidão

Existem muitos motivos, que podem provocar nas pessoas um sentimento de solidão. Não temos condições de abordar todos, mas citaremos alguns:

Competição: tanto nos estudos quanto no trabalho, somos estimulados a competir e a desconfiar que as outras pessoas poderão tomar o nosso lugar. Não se valoriza o tempo de amizades, pois o que importa é gastar tempo para se tornar o melhor, naquilo em que trabalham. Conseqüência acabam por se isolar.

Vicio da televisão: existem pessoas que gastam boa parte do seu de lazer em frente de uma televisão. Muitas vezes preferem viver a irrealidade das historias contadas, do que relacionar-se com vizinhos e parentes. Entrar num mundo de sonhos, sem conviver com a realidade das pessoas, resultará em uma vida solitária.

Afeição: O ser humano tem necessidade de se sentir ligado aos seus semelhantes. Ele não foi feito para viver isolado de todos. Mas não é só isso: ele quer ter o carinho dos que o cercam. Quando o homem está em um ambiente onde só há maus tratos, existe frustração e a tendência de isolar.

Aceitação: aprendemos sobre o que é aceitação, através do que nossos pais nos comunicaram sobre isso: pelo toque carinhoso, pelo tempo investido em ouvir opiniões, nas correções (quando necessárias), na afeição. A ausência destes elementos na infância, ou se as atitudes da criança foram ignoradas, se ela foi excessivamente criticada etc., pode ter gerado um pensamento de que não se tem valor e uma tendência de ser introvertido. Acham que provavelmente outras pessoas não irão aceita-la também.

Baixa auto-estima: diz respeito à opinião que temos de nos mesmos. Neste caso é quando subestimamos o nosso valor. Isto torna a pessoa introvertida e com pouca confiança de que possa construir novas amizades. Depende muito dos poucos amigos que conseguiu e quando estes não estão disponíveis, vem um profundo sentimento de insegurança e solidão.

Incapacidade de comunicar-se: geralmente estas pessoas têm dificuldades de se expressar, até em conversas simples e pacificas. Boa parte dos problemas de relacionamentos pessoais vem da dificuldade de comunicação. Quando existe uma quebra de dialogo, algumas pessoas simplesmente não sabem como se reaproximar ou como voltar à comunicação, preferindo o isolamento.

Atitudes de hostilidade: “Você já notou como algumas pessoas parecem estar sempre zangadas? Mesmo quando sorriem existe uma atitude subjacente de vingança e hostilidade. (...) Algumas vezes as pessoas iradas sentem-se frustradas, contrariadas ou ressentidas devido a injustiças reais ou imaginárias. Ocasionalmente a ira é derivada do ódio a si mesmo que se dirige exteriormente a outros. Quando tais pensamentos são acompanhados por atitudes negativas e queixas constantes, as pessoas se afastam e isto cria tanto solidão como infelicidade contínua”

Medo: há medo de se mostrar como realmente é com o temor de ser mais rejeitado do que se já esta sendo; medo de mostrar-se íntimo, tentando não ser ferido com uma decepção. Refugiam-se na solidão, por achá-la menos dolorosa do que o sofrimento de se relacionarem. Não querem correr o risco de uma nova rejeição.

Quais os sintomas da solidão?

“a solidão envolve um sentimento intimo de vazio, que pode ser acompanhado de tristeza, desânimo, sensação de isolamento, inquietação. ansiedade e um desejo intenso de ser amado e necessário e alguém. As pessoas solitárias em geral, sentem-se deixadas de lado, indesejadas ou rejeitadas, mesmo quando cercadas por outros”. Cada pessoa manifesta a solidão de uma forma diferente, mas é comum haver uma combinação de fatores como: isolamento, desânimo, egoísmo, autopiedade, enveredando muitas vezes para o alcoolismo, drogas e violência.

O que a Bíblia Mostra sobre a solidão?

Veremos alguns princípios importantes para analisarmos a questão:

Deus não quis que o homem permanecesse só (Gn 2:18).

O propósito de Deus para o homem na Criação, não foi viver sozinho, mas conviver com muitos (Gn 1:28).

Muitos homens de Deus passaram por momentos de solidão, mas ela nunca é recomendada. Várias vezes, porém o Senhor dá suprimento aos Seus servos:

Gn 28:10-17: Jacó, fugindo de Esaú, é tranqüilizado por Deus, através de um sonho, mostrando Seu propósito.

Gn 39:20-23: José, ao ser fiel a Deus, é injustamente acusado, preso e permanece por anos na prisão. Mas o Senhor não o abandonou.

At 7:29-34: Moisés, após 40 anos de fuga no deserto, Deus o chama para tirar Seu povo do Egito.

IRs 19:3-15: Elias fugiu desesperado, com medo da ameaça de morte feita por Jezabel. O Senhor manda anjos, que o alimentam por todo o caminho. E depois Ele o orienta.

Sl 25:16-21: O rei Davi, muitas vezes sentiu-se isolado, só e com inimigos à sua volta. Mas sempre pediu o livramento do Senhor, confiando que Ele não lhe faltaria.

A Bíblia mostra a nossa necessidade de comunhão com Deus e com os homens:

I Jo 4:9-12: Deus nos amou e nos enviou Jesus, para não permanecermos solitários, longe dEle. Da mesma forma, somos instruídos a amarmos uns aos outros.

Tg 5:16: Devemos confessar os nossos pecados e orar uns pelos outros.

Tg 2:1-3: Não podemos isolar ou fazer acepção de pessoas, mas aceitarmo-nos.

Através destas passagens, você pode ver que a Palavra de Deus se concentra em nos instruir e motivar, para que trabalhemos o nosso relacionamento com o Senhor. No entanto, este relacionamento deve ter também a amplitude horizontal: pessoas com pessoas. Uma relação que se desenvolve de forma crescente com Deus e com os outros, torna-se a base para a solução do problema da solidão.

Conclusão: Jesus nos ama e nos ensina em sua Palavra que Ele iria para o Céu, mas não nos deixaria órfãos enviaria o Espírito Santo e que Ele faria morada em nossos corações. Quem tem Jesus nunca está só, pois Ele é o “Emanuel” que significa: “Deus conosco”. O Senhor preencherá todo o vazio em nossos corações. Lembre-se “Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: Solidão não! Jesus está comigo!

Compartilhando na célula

Você se sente sozinho?

Que conselho você daria a uma pessoa solitária?

Nenhum comentário:

Postar um comentário