Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS- LIÇÃO 40 – DIGA NÃO A VIOLÊNCIA

JUVENIS- LIÇÃO 40 – DIGA NÃO A VIOLÊNCIA

Texto bíblico: Romanos 12:9-21

Alvo: Ajudá-los a compreender que não se pode fazer “justiça com as próprias com as mãos”

Quebra-gelo:

Introdução: Tempos atrás ouvíamos história de violência, em países distantes ou até mesmo em outras cidades do nosso país e ficávamos horrorizados! Alguns diziam “como eles podem ser assim? Estão agindo como animais irracionais!”. É, mas hoje em dia os relatos de violências estão bem mais próximos: um amigo assaltado, um colega de trabalho espancado, um parente seqüestrado etc. São pessoas próximas, bem próximas. E em alguns casos, as vitimas somos nós mesmos. As manchetes dos jornais traduzem diversas categorias de violências: “Aumento do número de seqüestros,

briga de torcidas, guerra no tráfico de drogas, desentendimento no trânsito termina em morte, assaltos com mortes, etc. Não gostamos nem de olhar estas manchetes, mas elas relatam o perigo que nos ronda.

PALAVRA RADICAL

O inicio da violência na Bíblia

Desde o Éden, quando o homem aceitou a sugestão de Satanás para desobedecer a Deus, ele PECOU e se tornou CONHECEDOR DO BEM E DO MAL (Gn 3:1-4). Pouco tempo depois, a possibilidade de CONHECER O MAL, gerou um tremendo ato de VIOLENCIA entre os filhos de Adão: o assassinato de Abel (Gn 4:8).

Esta violência vai se desenrolando (pois ela gera outros atos pecaminosos, como roubos, crueldades, depravações, imoralidades, injustiças, mentiras, soberba etc.) e logo depois, nos tempos de NÓE, a situação era tão insustentável que Deus teve a seguinte conversa: “Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei e completamente e destruirei também a terra, pois está CHEIA DE VIOLENCIA” (Gn 6:13). E o Senhor manda o dilúvio, salvando a Noé, sua família e os animais, em uma arca. Por toda a Bíblia, você vê a conseqüência da escolha errada: violência e mais violência e mais violência.

O que fazer diante da violência?

Não podemos lutar contra a violência, usando mais violência. É o que vemos com a formação de “Esquadrões da Morte” ou dos chamados “Justiceiros”, que são assassinos pagos para eliminar bandidos. Retribuir violência com violência é nivelar-se por baixo. É voltar ao tempo das cavernas. É andar como animais irracionais na selva, onde vale a “lei do mais forte”. Jesus é chamado de “PRINCÍPE DA PAZ” (Is 9:6). A violência é OPOSTA à paz. E quem costuma estar oposto as coisas de Deus, É O DIABO! Será que compreendemos que estas violências e perversidades, em última analise, são COMANDADAS PELO PRÓPRIO SATANÁS? O apóstolo Paulo diz: “Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem fazer o que todos acham que é bom. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz uns com os outros” (Rm 12:17-18)

Não desanimar diante da impunidade de quem é violento

Uma reação negativa que podemos ter diante da violência, é pensar: “ora, se o homem violento sob e vida fazendo o que é errado, então eu também serei violento”. Isto ocorre por causa da desilusão com a justiça dos homens, por causa da IMPUNIDADE de muitos criminosos. O rei Davi no Salmo 55:22-23, mostra sua confiança na justiça o Senhor, para punir aos violentos e preservar os justos; e que o final de suas vidas não será nada tranqüilo. Salomão registra em Provérbios 6:14-19, que os homens violentos e maus caíram em desgraça, por praticarem coisas que Deus abomina.

Devemos afastar de nós o desejo de vingança

As últimas passagens bíblicas nos dão a garantia de que os violentos terão a sua paga, Só que a vingança não pode vir de nossas próprias mãos. Se a justiça dos homens falhar, a justiça de Deus jamais falhará. É por isso que lemos em Hb 10:30-31: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles”... “Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo!”.

Jesus disse no sermão do monte: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente’. Eu, porém lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal. Se alguém lhes dar um tapa, vire o outro lado pra ele bater também” (Mt 5:38-39). O Senhor não quer que retribuamos “na mesma moeda”.

Você está percebendo que Deus quer nos afastar da intenção da vingança? Sabe por quê?

Porque quer que confiemos Nele; porque ele vai providenciar tudo para que a justiça dos homens não funcionar, a dEle não falhará. Leia em Romanos 12:19-21.

Conclusão: A maneira de lutarmos contra a violência tem que levar em conta os seguintes pontos:

Levarmos o Evangelho a toda a criatura, pois só ele é a resposta para a base da violência, que é o pecado (Mt 28:19-20);

Não consumirmos e não promovermos a “Mídia que incita a violência”; Afastar de nós o desejo de vingança pelas próprias mãos; Podemos confiar no fato que toda a violência receberá uma punição exemplar da parte de Deus, pois Sua justiça é perfeita e não falha.

Compartilhando na célula: Como você costuma reagir diante de um ato de violência, seja com você ou com outras pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário