Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS- LIÇÃO 43- NOVA ERA- OS ENGANOS DO DIABO

JUVENIS- LIÇÃO 43- NOVA ERA- OS ENGANOS DO DIABO

Texto bíblico: Deuteronômio 18: 10-14 Alvo: Levar os juvenis a terem um posicionamento firme contra as práticas esotéricas, para que não caiam nas armadilhas do diabo.

PALAVRA RADICAL

Introdução: Hoje em dia é cada vez mais comum, encontramos amigos e colegas da escola e do trabalho, que não saem de casa sem ler o Horóscopo, ou que levam consigo algum “amuleto” para terem sorte e afastarem o mau olhado. Outros fazem pequenos rituais para se concentrarem, emitem sons esquisitos e cantam os chamados “mantras”. É o Esoterismo que está virando moda.

1. Onda mística- esotérica no Brasil

O termo “Místico”, geralmente é associado nos dicionários, á crença no sobrenatural, ou no que é divino, no que está acima do ser humano. Portanto, de certa forma, os cristãos também podem ser chamados de místicos, por crerem no Deus das Escrituras Sagradas, pois Ele sem dúvida é sobrenatural em relação aos humanos. Ultimamente, entretanto, o “misticismo” tem sido muito mais associado, á magia, ocultismo e as crenças nas divindades condenadas pelo Deus criador. “O esoterismo é um sistema filosófico religioso oculto. Eles têm doutrinas secretas comunicada apenas aos seus adeptos. Há uma simbologia em tudo o que existe e com o estudo desta simbologia, o homem poderá compreender as razões fundamentais de sua existência”. Hoje em dia, temos centenas de seitas religiosas, com ensinos secretos diferentes, que poderíamos denominar “Seitas Esotéricas”. As pessoas sentem-se atraídas pelas ofertas que o misticismo faz como o domínio de certos segredos misteriosos, contatos paranormais e extraterrestres, experiências sobrenaturais e sensoriais. Da mente e da natureza.

2. Influencias do movimento esotérico. “Nova Era” O movimento Nova era, vem a cada dia ganhando mais espaço em todos os meios de comunicação. Livrarias e bancas estão repletas de livros e revistas. Eles estão trazendo temas como:

a) Poder das pirâmides- dizem que as pirâmides atraem forças cósmicas e possuem poderes sobrenaturais.

b) Volta das bruxas- eles querem tirar aquela imagem negativa que as bruxas tiveram na Idade média, afirmam que as bruxas podem ser boas, lendo futuro das pessoas, através das mãos ou cartas. Podemos ver isso em desenhos e filmes como: Clube das Winks, Harry Potter e outros.

c) Gnomos ou duendes- eram fabulas contadas as crianças européias, desde a Idade média. Hoje, a Nova era diz que são Reais, pois são os “deuses das florestas”.

d) Supervalorização dos anjos- crêem que os anjos são intermediários entre Deus e os homens.

e) Astrologia- hoje muito procurada. Eles afirmam que os astros podem interferir na vida das pessoas. A astrologia começou por volta de 1500 a.C., em países como a Assíria e Babilônia, que adoravam planetas como se fossem deuses.

f) O homem é um Deus- dizem que o homem é ignorante da sua própria divindade. Acham que se este “deus” que vive em nosso subconsciente for despertado, todos os nossos os problemas serão resolvidos.

g) Nova definição sobre quem é Deus, e quem é satanás- A Teosofia não acredita no Deus bíblico, nem no Deus dos cristãos. Recusa a idéia de um Deus pessoal. Pra eles Deus e o diabo são um só e a mesma entidade, vista de dois aspectos diferentes. Ou seja, Deus não é tão bom, e o diabo não é tão mal quanto a Bíblia relata.

O que a bíblia diz a respeito de todas estas coisas:

A Bíblia diz que não existem forças cósmicas sobrenaturais, mas sim forças demoníacas, também chamadas de forças espirituais da maldade “(Ef. 6:12). Há um só Deus o criador do Céu e da terra, Fazer a imagem de qualquer coisa e chamá-la de “deus”, é uma loucura. Deus considera pecado a idolatria e abomina tal pratica. Deus sempre ordenou que ninguém busque astros, pois são coisas criadas por ele.

A idéia de o homem ser igual a Deus, já vem desde o jardim do Éden, quando o diabo (que foi expulso do por querer ser igual a Deus) Convenceu Eva de que se comessem do fruto proibido, seriam como Deus (Gn 3.5)

A prática de magia, feitiçaria e coisas semelhantes são condenadas tal como seus praticantes. Jesus disse em Jo 8:44 “... (o diabo) ele jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e o pai da mentira”. Embora se esforce para que pensem diferente, satanás não está em pé de igualdade com Deus, pois é apenas um anjo caído. Ele NUNCA será mais poderoso que Deus.

Conclusão: Querido Juvenil, como você viu, este assunto é muito sério! Existem forças demoníacas tentando atrair e a muitos de seus amigos, através da curiosidade pelas coisas ocultas e pela magia (diante de Deus, magia branca ou negra são a mesma coisa). Agora que você já está informado nada de jogos de adivinhação, brincadeira do copo, ciganas, horóscopos etc. Estas coisas não são brincadeiras inocentes, mas sim armadilhas do diabo para lançar confusão na mentes e afastar as pessoas da boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Dt 29:29: Nm 23:23.

Compartilhando na célula

Você alguma vez se envolveu com praticas esotéricas ou conhece alguém que está en

Nenhum comentário:

Postar um comentário