Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS - LIÇÃO49 - O ESTUDO É COISA SÉRIA!

JUVENIS - LIÇÃO49 - O ESTUDO É COISA SÉRIA!

Texto bíblico: Oséias 4-6 Alvo: Ensinar o juvenil a importância e seriedade dos estudos.

Introdução: Estudar é buscar conhecimento e para isso é necessário pelo menos um pouco de curiosidade. É comum vermos muitos adolescentes que não levam os estudos a sério, pois o estudo exige dedicação e para isto, muitas vezes, tem-se que deixar um pouco de lado a internet, a TV...E não é fácil! Somado a curiosidade e dedicação o estudo envolve também o propósito, e não são todos os adolescentes que tem metas, pois acham que o futuro, profissão é uma realidade muito distante.

PALAVRA RADICAL

Podemos ver em Oséias 4- 6 que Deus tem a preocupação que o povo aprenda, conheça a sua Palavra. Vemos vários textos que diz respeito a estudarmos a Palavra de Deus. Deus se importa com os estudos. Devemos estudar a palavra de Deus e também estudar o estudo secular.

O exemplo de Daniel Na bíblia temos o exemplo de Daniel, que foi um jovem que se destacou em sua época. Em vários momentos da sua história vemos que ele era excelente um tudo o que fazia. No início do livro de Daniel (cap.1) a bíblia nos descreve o critério de seleção dos jovens que o rei queria: “jovens instruídos em toda sabedoria, doutos em ciência e versados no conhecimento...” Talvez hoje Daniel e seus amigos seriam conhecidos como “os Nerds”, mas essas qualidades não vieram da noite para o dia, eles com certeza tiveram muito trabalho, determinação e dedicação. Mais a frente no verso 8 podemos notar sua determinação quando ele e seus amigos resolveram não se contaminar com as iguarias do rei. No cap. 9 temos mais um exemplo, Daniel se dedica a orar pelo povo e olha o que diz em Dn 10:12.

O que significa a palavra estudar?

Estudar: Aplicar a inteligência a, para aprender; examinar; analisar; observar atentamente; afetar; exercitar-se a, adestrar-se em. Aplicar o espírito, a memória, a inteligência para saber ou adquirir instrução ou conhecimentos; ser estudante.

É preciso dedicação (Pv. 23:12) Dedicação é aplicar a inteligência para aprender...” Muitos pensam que dedicar-se aos estudos é ficar horas e horas sentado numa cadeira, sofrendo, tentado enfiar na cabeça algo impossível. Quase uma tortura!

A dedicação não é somente a quantidade de tempo que gastamos, mas o modo como se utiliza o tempo para algo. Prestar atenção nas aulas e realmente entender o que o professor diz é um bom começo. Muitos alunos deixam tudo para a última hora e tentam estudar o conteúdo de todo o bimestre, trimestre ou até semestre em uma única vez. Alguns até conseguem se sair bem nas provas, mas são poucos. A expectativa de não conseguir estudar a matéria toda, decorar e ainda o estresse que envolve esse hábito faz com que os estudos sejam um fardo pesado, sem prazer, sem entusiasmo e cansativo.

É preciso disciplina Para adquirirmos um hábito ou aprendermos algo é importante ter disciplina. Talvez você já até se organizou para ter um tempo regular de estudo, porém quando chega a hora tudo de mais legal aparece para fazer ou então bate aquela preguiça e você acaba deixando para depois. Mas isso não acontece só com você e por incrível que pareça essa é uma boa oportunidade para se superar.

Quando falamos em disciplina também falamos em domínio próprio. Em gálatas 5:16, 17 diz que a carne milita contra o Espírito, pois são opostos entre si. E é isso mesmo que acontece, quando nos decidimos a aplicar aos estudos temos que estar firmes no nosso propósito e colocar diante de Deus, pois Nele podemos todas as coisas.

Conhecimento que produz conhecimento Quando aprendemos a ler fica mais fácil aprender coisas novas e a buscar nosso próprio conhecimento. E não pára por aí! Quando aprendemos uma matéria nova, lemos um bom livro, temos maior facilidade para entendermos muitas coisas que estão a nossa volta. Até mesmo no português, quanto mais lemos mais compreendemos outros textos, de maneira mais simples e escrevemos melhor.

Podemos pedir sabedoria para Deus Deus nos abençoou com a capacidade de aprender. Além de aprendermos na escola, faculdade, podemos aprender diretamente com Deus. Ele nos fala através da Sua palavra, por meio das coisas simples da vida, pelos nossos amigos, líderes e família. E o nosso coração deve estar atento e sensível ao Espírito Santo, a sabedoria que vem lá do Alto. Em Provérbios 8:11 a sabedoria é descrita como melhor do que as jóias e que nada se compara a ela. Veja também Pv. 3:13,14. E ainda em Tiago 1:5,6 diz que se precisarmos de sabedoria podemos pedir a Deus pois Ele nos concederá.

Ter propósito e honrar a Deus O estudo é como um alicerce no qual podemos construir nossa futura profissão. Uma casa será boa se o alicerce for bom. Os estudos nos preparam para entrarmos na faculdade e em cima dele construirmos novos saberes, específicos da nossa profissão. É isso mesmo!!! Com os estudos podemos visar nossa profissão! Sonhe com sua carreira e que você será um instrumento nas mãos do Senhor com ela. Não tenha medo de ser aquilo que está no seu coração. Você pode até pensar que não tem condições porque não estuda numa escola particular ou porque não tem como pagar uma faculdade. Contudo, entregue seu caminho ao Senhor, faça seu melhor e o mais Ele com certeza fará.

Conclusão: Estudar é um privilégio, pois muitas pessoas não podem ou enfrentam muitas dificuldades para ter acesso. Aproveite, coloque seus estudos e sonhos diante de Deus. Quando nos dedicamos, disciplinamos temos mais facilidade de sermos excelentes não só nos estudos, mas também em outras áreas da nossa vida. Além disso, Deus honra o trabalho das nossas mãos (Salmo 1:3 e 37:23).

Compartilhando na célula

Você gosta de estudar? Qual profissão você quer exercer futuramente?

3 comentários:

  1. Olá, tem um selinho para você em meu Blog ebiblicadominical.blogspot.com, passa lá pra retirar o seu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. muito edificante esse estudo , vou aplicar no nosso ministério , grato

    ResponderExcluir
  3. muito edificante mesmo, que Deus a continue usando!

    ResponderExcluir