Andressa

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lição 99 – Quando eu oro, eu faço o que Jesus fez.
Texto bíblico: Pedro fez os mesmos milagres que Jesus (Atos 9.31-42)
Alvo: Mostrar para as crianças que o poder de Deus está em nós.
Versículo a ser decorado: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará. (João 14.12)
Quebra o gelo: (faça a mesma receita da massa de modelar usada em uma das lições)
Peça para cada criança modelar qualquer uma das coisas que Deus fez na Criação (animais, árvores, sol, lua, homem etc.)
Explique que tudo que Deus fez foi usando o poder da Palavra, ou seja, Ele criou o mundo apenas dando ordens como: Que haja luz! E assim ouve luz. Deus deu esse mesmo poder para Seus filhos. Hoje, nós não criamos a luz, porque ela já foi criada, mas criamos soluções para qualquer tipo de problema apenas falando com Jesus, em oração.

Contando a História

Em toda região da Judéia, Galiléia e Samaria, a igreja estava em paz. Ela estava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas, com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo Senhor Jesus. Pedro viajava por toda parte. Um dia foi visitar o povo de Deus que morava na cidade de Lida. Encontrou ali um homem chamado Enéias, que era paralítico e fazia oito anos que não saia da cama. Pedro lhe disse: - Enéias, Jesus Cristo já curou você. Levante-se e arrume sua cama. Na mesma hora Enéias se levantou. Então todos os moradores da cidade de Lida e da região de Sarom viram isso e se converteram ao Senhor. Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus chamada Tabita (este nome em grego é Dorcas). Ele usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres. Naqueles dias, Dorcas ficou doente e morreu. Lavaram o seu corpo e depois o puseram num quarto no andar de cima. Jope ficava perto de Lida. Quando os seguidores de Jesus, em Jope, souberam que Pedro estava em Lida, enviaram dois homens para levar o seguinte recado: “Por favor, venha depressa até Jope!” Então Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram para o quarto de cima. Todas as viúvas ficaram em volta dele, chorando e mostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia. Então Pedro mandou que todos saíssem do quarto e, em seguida, se ajoelhou e orou. Depois voltou-se para o corpo de Dorcas e disse: Tabita, levante-se! Ela abriu os olhos e, quando viu Pedro, sentou-se. Pedro pegou-a pela a mão e a ajudou a ficar de pé. Em seguida, chamou toda a gente da igreja, inclusive as viúvas, e a eles viva. As notícias a respeito disso se espalharam por toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor.

Aplicação
O que podemos aprender com esta história? Jesus realizou milagres, Pedro também realizou os mesmos milagres! Deus Quer usar você para realizar milagres.

Quais são os segredos para ver o poder de Deus?

A – A Oração! Jesus ensinou esse segredo para Pedro. Pedro orava muito. Pedro ouviu esse ensinamento da boca de Jesus e isso fez muita diferença na vida dele. Jesus também está falando hoje a você. Ele fala através da Sua Palavra.
A Bíblia Sagrada diz o seguinte: Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do templo. (Atos 2.46)

B¬¬- Orar todos os dias. Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do templo. (Atos 2.46) A Bíblia faz questão de dizer que Pedro e os outros amigos de Jesus oravam todos os dias, no templo e na suas casas. Se você orar todos os dias, Deus vai usar você para realizar muitos milagres, assim como Ele usou Pedro.

C- Orar quando temos problemas. Pedro sabia que, em momentos de dificuldades ou diante de situações impossíveis, era só chamar que Ele ouviria. Ele sabia por que andou com Jesus três anos e pôde ver que Jesus ajudava muitas pessoas com problemas sérios. Até mesmo Pedro recebeu de Jesus em situações difíceis da sua vida. Agora que Jesus estava no céu, ele precisava de Pedro para fazer os milagres. Pedro sabia disso, porque uma vez Jesus disse que ele faria os mesmos milagres que Jesus fez até maiores ainda! Por isso, quando Pedro encontrava pessoas com problemas, como a Dorcas, aquela mulher que morreu, ele jamais duvidava do poder de Deus. Mas ele orava com fé! Antes de ressuscitar Dorcas, a Bíblia diz que ele se ajoelhou e orou! Por isso mesmo ele realizou os mesmos milagres de Jesus. Hoje, Jesus quer realizar os mesmos milagres através de você. Mas, para que isso aconteça você precisa orar!

Hora de conversar Quem ora vê o poder de Deus em ação? Quem ora faz o que Jesus fez? O que foi que Pedro fez naquela situação tão difícil? O que você faz ou deve fazer quando vierem situações difíceis na sua vida?

Você já teve algum problema difícil para o qual você orou e pôde ver o poder de Deus se manifestar? Qual foi?

Hora de brincar: Faça uma barreira com um grupo de crianças (segurando pelo braço). As outras crianças, uma a uma, devem tentar atravessar a barreira e passar para o outro lado, mesmo que tenham que desfazê-la para conseguir. O objetivo é furar a barreira e passar por ela. Para isso, é preciso ir correndo contra a barreira do outro grupo. As pessoas da barreira não podem fazer nada, apenas segurar forte e não deixar arrebentar. Depois inverta os grupos de crianças. Moral: A barreira representa a incredulidade que nos impede de viver os milagres de Deus, é preciso romper com barreira da incredulidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário