Andressa

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lição 8 NICODEMOS UM CARA LEGAL!

Texto bíblico: João 3.1-7
Versículo: Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (Jo 3.3)
Alvo: Ser bom não basta para ser salvo, é preciso crer e receber Jesus na sua vida.
Quebra – Gelo: Levar um bichinho de pelúcia, vestido com roupas de uma criança normal. Ex: calça jeans, camiseta, etc. Apresentá-lo como o mais novo membro da célula. Afirmar que ele vai ficar durante toda reunião e o nosso alvo é ganhá-lo para Jesus. (Continuar a interagir com o bichinho durante a história)

Contando História
Leia o texto bíblico e explique com suas próprias palavras.

Não basta ser bom, tem que nascer de novo.
Nicodemos era um homem bom e muito honesto. Todas as pessoas que o conheciam o admiravam, pois ele sempre falava a verdade e fazia o que era certo. Era difícil encontrar alguém como ele, pois ele parecia não ter defeito algum. Ele estava impressionado com os milagres que Jesus fazia. Por isso ele foi conversar com Jesus. Jesus disse a ele que , mesmo sendo alguém tão bom e honesto, ele precisava nascer de novo. Ele ficou surpreso, porque ele achava que tinha que voltar á barriga de sua mãe. Jesus então lhe explicou que não era desse tipo de nascimento que Ele estava falando. Jesus disse que a vida de Deus poderia nascer no coração dele, pois ela nasce dentro das pessoas que crêem em Jesus como O Filho de Deus.
Se fosse possível vocês voltarem para a barriga de suas mães e nascerem de novo, mesmo que voltassem dez, vinte ou cem vezes, ainda assim, vocês teriam que nascer de novo. Vamos ver por quê?

Nascer de novo é receber a vida de Deus no coração
O novo nascimento que Jesus falou para o homem bom, Nicodemos, é crer e confessar Jesus como seu Salvador e Senhor, quando fazem isso, a vida de Deus entra no seu coração. Por fora, o corpo nada muda, vocês continuam do mesmo jeito. Mas, por que dentro tudo fica diferente, pois agora Deus está lá dentro, vocês são verdadeiramente filhos de Deus, porque vocês têm o mesmo tipo de vida que Deus tem, é a vida de Deus!

A semente certa
Me respondam: Laranjeira dá o quê? Laranja! E Mangueira? Manga! E goiabeira ? Goiaba! E gente gera o quê? Gente!
Cada espécie gera de acordo com a sua semente. Então, como nascem os filhos de Deus? Da semente de Deus!
A semente de Deus é a vida de Deus que recebemos quando cremos e confessamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Quando recebemos a vida de Deus que recebemos dentro da gente, isso significa que nascemos de novo. Na verdade é Deus que nasce dentro da gente. Ele passa a morar nos nossos corações! Isso não é incrível?
Os homens só podem reproduzir a vida humana, mas Deus dá a vida que vem do Céu!

Hora de conversar
Nicodemos era um homem bom, isso era suficiente para ser salvo?
Para ser salvo precisamos do quê?
Para nascer de novo temos que voltar para barriga da mamãe?
Como podemos nascer de novo?
Para que Jesus veio a nós? (receber a vida de Deus no coração)
Para quem vocês vão levar este ensinamento?

Hora de brincar
Onde está a diferença?
Forme uma roda, escolha duas crianças da roda, peça para que uma saia e feche os olhos e a outra troque alguma coisa de seu vestuário, ex: sapato, boné, etc. A criança que ficou fora, deve entrar no meio e achar qual criança está diferente. Escolha outra criança e repita o processo.

2 comentários:

  1. somos professores de criança amei tudo que tem a nos oferecer,queremos praticar com nosso pequeninos tudo que aprendemos.

    "Liliane e Orlando"

    ResponderExcluir
  2. Obrigada irmã por compartilhar nos eu blog essa apostila, sou líder de célula na Videira E.S e não tenho a apostila e através do blog estou obtendo as lições. Deus abençoe imensamente .

    ResponderExcluir