Andressa

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lição 19 - JESUS RESSUCITA A FILHA DE JAIRO

Texto básico: Marcos 5:21-43 ( ler o texto na Bíblia)

Versículo: “... todo o que nele crê recebe remissão dos pecados”.

Alvo: ensinar que Jesus é a única esperança de ter o seu pecado perdoado.

Quebra-gelo: (A escolha do líder)

Introdução:Quando amanheceu em Cafarnaum, as pessoas correram para a praia do Mar da Galiléia. Jesus estava atravessando o lago com os Seus discípulos! Naquele dia, no meio da multidão, havia duas pessoas muito diferentes. Uma era um homem muito importante; a outra era uma mulher que a maioria nem notava. Embora os dois fossem muito diferentes, eles tinham algo em comum: ambos não tinham esperança e ambos estavam desesperados para receber ajuda de Jesus!

Contando a história

Um homem chamado Jairo abriu depressa caminho entre a massa do povo. A Bíblia diz que ele era um líder na sinagoga (lugar Judeu de adoração). A maioria dos líderes da sinagoga não cria que Jesus era o filho de Deus e não queria nada com Ele. Mas Jairo chegou naquele dia com um pedido urgente. E para a surpresa do povo aquele líder judeu orgulhoso ajoelhou-se aos pés de Jesus. E provavelmente com lágrimas nos olhos, suplicou que Jesus fosse a sua casa.

“Minha única filha está doente e morrendo”, o suplicou. “por favor, coloque as mãos sobre ela e a cure para que possa viver!” Todos podiam ver que Jairo estava desesperado. Sua filha de 12 anos estava morrendo e ele não podia fazer nada para salvá-la. Jesus concordou em ir com ele imediatamente.

Jesus se importou com Jairo e com sua filha doente. Ele queria ajudá-los. Jairo ficou aliviado ao saber que Jesus ia acompanhá-lo. Jairo caminhava rapidamente pelas ruas estreitas, com a multidão seguindo de perto.

Não havia tempo a perder! Cada minuto fazia a morte se aproximar mais de sua filha.

A mulher doente há doze anos

Na multidão que seguia Jesus havia uma mulher que estava doente há doze anos! A Bíblia diz que ela já havia consultados muitos médicos e gastou todo o seu dinheiro, mas continuava bem doente. Pela lei judaica, ela era considerada “impura” e precisava ter cuidado para não tocar em ninguém. A mulher tinha certeza que se chegasse até Jesus, Ele iria curá-la. Ela abriu caminho vagarosamente entre a multidão. A mulher finalmente conseguiu chegar até Jesus. Ela esticou o braço trêmulo e tocou as vestes de Jesus. Na mesma hora ela sentiu a força da cura em todo o seu corpo__ ela estava curada! Lágrimas de alegria rolaram de seus olhos. Depois de tanto anos, seu sofrimento acabara!

__ Quem me tocou?__ Perguntou Jesus. Os discípulos disseram, “vês a multidão Te aperta e dizes quem me tocou?” Jesus sabia que alguém havia tocado nele com fé e fora curado.

Será que Ele não sabia que era a mulher?

Sabia! Ele é o Deus que sabe tudo! Ele talvez quisesse que a mulher contasse abertamente o que lhe acontecera.

A mulher ajoelhando-se aos pés de Jesus, contou como havia tocado o Seu manto e fôra curada.

Ele falou bondosamente com ela: “filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz, e fica livre do teu mal.

Mas, e a filha de Jairo?

De repente Jairo viu alguns mensageiros que vinham de sua casa. “Sua filha morreu”, disse um deles. “por que ainda incomodas o Mestre?” Os olhos de Jairo se encheram de lágrimas de tristeza. “Não temas, crê somente”. Jesus disse a Jairo que até aquela notícia terrível não era sem esperança.

Deixando a multidão para trás, Jesus e três dos seus discípulos __ Pedro, Tiago e João__ seguiram para casa de Jairo.

Quando ali chegaram, ouviram muito barulho. Como era tradição judaica, muitas pessoas estavam reunidas ali. Choravam alto e tocavam música triste em flautas. Jesus disse aos pranteadores que parassem de chorar. “A criança não está morta, mas dorme”, disse Jesus.

As pessoas só balançaram a cabeça e riram de Jesus, pensando que ele era tolo.

Será que a menina está realmente morta?

Jesus pediu que todos saíssem e levou os três discípulos e os pais da menina ao quarto em que ela estava deitada, imóvel. Ele abaixou-se sobre a criança e pegou gentilmente sua mão pequenina e sem vida. A seguir, falou com autoridade: “Talita cumi!” As palavras significavam: "Menina levanta-te!”

Jesus ordenava à menina morta que voltasse à vida! Para surpresa deles, a menina abriu os olhos! Ela saiu da cama e andou! O Senhor Jesus trouxe de novo à menina vida a filha de Jairo pelo seu grandioso poder!

Jesus disse aos pais da menina que lhe dessem de comer. Pediu a Jairo e aos outros no quarto que não contassem a ninguém sobre aquele milagre. Ele não queria que as pessoas O procurassem pelos milagres que fazia, mas por crerem realmente nEle. Jesus queria perdoar os pecados deles.

Aplicação: Hoje não é diferente muitas pessoas vão até Jesus por interesse, para receber benefícios e não para buscar o perdão para os seus pecados. Devemos sempre nos achegar a Jesus com o coração arrependido por nossos pecados. E saber que Ele está pronto para nos perdoar. Devemos também crer, que Ele é poderoso e resolverá os nossos problemas, por mais impossível que pareça.

Hora de conversar

Qual o problema para o qual Jairo precisava desesperadamente de ajuda?

Como Jesus respondeu quando Jairo pediu que curasse sua filha?

Qual o problema muito sério que eu e você nascemos?

O que aconteceu quando Jesus estava a caminho da casa de Jairo?

Porque que Jesus e perguntou quem O tocará?

Que noticia triste Jairo ouviu quando ia para casa?

Que milagre Jesus realizou na casa de Jairo?

Hora de brincar: Divida a turma em duas equipes e dê a cada uma um pedaço de papel e um lápis. Durante dois minutos (ou outro tempo estabelecido) peça que escrevam coisas surpreendentes da Bíblia que Jesus fez (por exemplo: curou o cego de nascença, ressuscitou Lázaro). Terminado o tempo, peça a cada equipe para ler a sua lista. A equipe com a lista mais longa pode receber um pequeno prêmio. Se o tempo permitir, peça a algumas crianças que compartilhem testemunhos de coisas maravilhosas feitas por Deus na vida delas ou de alguém próximo. Termine lembrando as crianças de que nada é impossível para Deus.

4 comentários:

  1. Muito bom! Vou dar esta lição hoje na classe dos juniores, a sua postagem me ajudou muito. Deus te abençoe, Carminha.

    ResponderExcluir
  2. Vc podia colocar atividades de papel da px obrigado viu amei

    ResponderExcluir