Andressa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

JUVENIS - LIÇÃO 5 - O PODER DA ORAÇÃO

Texto bíblico: Mateus 6. 6- 13

Alvo: Reconhecer que a oração é o único meio de chegarmos a Deus e que o homem só vence as tentações quando vive em constante oração.

Introdução: Somos soldados de Cristo. E como bons soldados que somos devemos estar preparados com as nossas armas. Sabemos que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, por isso, nossas armas não são físicas. Uma das armas que temos á nossa disposição é a oração.

PALAVRA RADICAL

Leia o texto na bíblia e explique com suas próprias palavras.

A importância da oração

Orar não é um privilégio do crente, é o seu dever. A oração é tão importante para á vida espiritual quanto o oxigênio é para á vida humana. Quando o crente deixa de orar, ele enfraquece, deixa de ser vitorioso e pode até morrer, pois está deixando de falar com o criador, que o sustenta e ajuda. No tempo dos primeiros crente, havia muitas dificuldades. Tudo era conquistado através da oração da igreja. Você não pode ter vergonha de orar. Pois qual o filho que se envergonha de falar com o seu o próprio pai? Nenhum! Portanto, você não pode ter vergonha de falar com o pai celestial.

O que significa orar?

1 . É falar com Deus.

É o dialogo que mantemos com o pai celestial, Falamos-lhe quais são as nossas dificuldades. Mas devemos também agradecer por mais um dia de vida que ele nos concedeu. Então sentimos no nosso espírito que se comunica com o Espírito de Deus a resposta.

2. É ter comunhão com Deus.

A bíblia fala em Genesis 5.21 que um homem chamado Enoque quando estava com 65 anos passou a ter comunhão com Deus através da oração. A cada dia ele se aproximava mais e mais do Criador. 300 anos depois ninguém mais o viu, pois o Senhor o tomou para si.

3. Não é rezar.

Como já foi dito anteriormente, orar é conversar com Deus, é dialogar com Ele. É um processo que flui normal como se estivesse conversando com um amigo. O Espírito Santo nos inspira as palavras que são ditas a cada oração que fazemos. Diferente da reza que é algo decorado e repetitivo.

Como orar?

Posição- Podemos orar de diversas posições: de joelhos (Ef 3.14); de pé (Cr 20.5,6) ou deitado (2 Rs 20.2,3) Todavia, muitos consideram orar de joelhos a melhor posição, pois é a demonstração de submissão, reverência e humildade. Quanto orar deitado, só faz isso que está doente e acamado, sem condições físicas de se levantar. Quem está com a saúde perfeita não ora nesta posição.

Repetição de palavras- Outra coisa que o Mestre ensinou foi sobre a repetição de palavras. Não precisamos ficar repetindo as mesmas palavras para falar com Deus, pois Ele já sabe o que vamos pedir, mas é muito importante que expressemos os nossos sentimentos.

Coração puro- Não sentindo rancor de ninguém, pois do contrario, a nossa oração não será ouvida. E se não perdoarmos os nossos semelhantes, Deus não nos perdoará (Mateus 6.14).

Quando orar?

1 . Ao deitar-se. Depois de um dia estressante, principalmente em uma cidade grande, onde se enfrenta perigos mil, é dever do crente orar ao deitar a noite, e agradecer a Deus os grandes livramentos

2 . Ao Levantar-se. As nossas vidas estão entregues nas mãos de Deus. Por isso, é nosso dever, ao iniciarmos o novo dia, orar, para que o Senhor mande os seus anjos, a fim de nos livrar de todos os perigos.

3 . Sempre. Quem vive em total dependência de Deus, através da oração, é sempre vitorioso. Orar sempre significa viver às 24 horas do dia em constante comunhão com Deus.

Conclusão: Devemos orar para manter acessa a chama do evangelho em nossos corações. Devemos orar por milagres, por salvação de almas, pela nossa igreja e seus membros, pelo nosso pastor, pela nossa pátria, pelos nossos governantes, pelos nossos governantes, pelos nossos inimigos... Enfim devemos orar por tudo! E para que todos sejam salvos.

Compartilhando na célula: Como está a sua vida de oração? O que você acha que precisa fazer para melhorar o seu tempo com Deus em oração?

2 comentários:

  1. Adorei !!!!
    Bom copiei e publiquei no post do nosso web site pois achei muito bom mesmo ...
    http://ieaditaipu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir