Andressa

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lição 24 COM JESUS ANDE SOBRE O MAR

Texto Bíblico: Mateus 14:22-33

Versículo: “De maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei.” Hb. 13:5b

Alvo: Motivar a criança desanimada e levá-la a confiar totalmente em Jesus.

Quebra-gelo: Quem aqui já passou por uma situação muito difícil e teve muito medo?

Cite alguns exemplos como: se perder dos pais no mercado ou em outro lugar, voltar a dormir depois de um pesadelo, esteve em uma situação de perigo como ser atacado por um cachorro, e etc.

Moral: Leia na Bíblia o Salmo 34:7. Explique para as crianças que os anjos do Senhor estão acampados ao redor delas, para as guardarem, por isso elas não precisam temer a nada, Jesus sempre dará ordem aos seus anjos para as guardarem em todos os seus caminhos.

Diga também a elas que devem sim, temer somente a Deus e não fazer as coisas que lhe desagrada!

Introdução: Se hoje nós víssemos alguém andando sobre as águas logo pensaríamos que era um truque, não é verdade? Porque é provável que não conheçamos nenhuma pessoa normal como nós, que tenha realizado tamanha façanha. Em toda história que conhecemos somente uma pessoa tinha poder sobre a natureza, para andar sobre as águas e fazer qualquer pessoa andar sobre as águas com Ele.

Contando a História

(Leia o texto na Bíblia e explique com suas próprias palavras).

Podemos aprender muitas coisas com este texto. Vemos que os discípulos estavam em uma situação muito difícil, pois o barco a qualquer momento poderia afundar. Eles estavam com tanto medo que quando viram Jesus andando por sobre as águas, acharam que era um fantasma. O medo muitas vezes nos impede de ver Jesus quando estamos em uma situação difícil. Jesus quer lhe ensinar a andar sobre as águas. Sabe como?

Confiando nele
Jesus disse aos discípulos: “Tende bom ânimo! Sou eu. não temais”. Pedro quando decidiu descer do barco, mostrou confiança nEle e por isso andou sobre o mar. Pedro sabia que podia confiar no Filho de Deus, porque Ele nunca o deixaria em perigo. Jesus amava Pedro, assim como ama você também e quer protegê-lo, livrá-lo de todo perigo e sofrimento. Mas para isso, você precisa assim como Pedro, confiar nEle e segurar na Sua mão entregando sua vida totalmente a Ele. E independente do que esteja acontecendo na sua vida, independente de qualquer dificuldade ou sofrimento, você vai andar sobre as águas da tranqüilidade e da segurança porque Jesus vai estar com você. Jesus quer segurar na sua mão agora e conduzi-lo. Ele quer resolver todos os seus problemas e dificuldades. Basta você nEle confiar.

Olhando para ele
Como podemos ver no texto, enquanto Pedro estava olhando para Jesus ele caminhava sobre as águas, mas quando Pedro passou a observar o mar, as ondas e o vento forte, ele teve medo e logo começou a afundar. Mas Jesus segurou na sua mão e o salvou da morte. Às vezes, o inimigo tenta nos mostrar o vento forte através das dificuldades, dos problemas, dos sofrimentos como: a doença, a tristeza ou a perda de alguém querido. Na vida dos pais: as brigas, os vícios, o desemprego, a agressão física e moral. Às vezes ele tenta até nos matar, ele começa nos mostrar algo que já oramos e que não aconteceram ainda, para matar a nossa fé nos fazendo acreditar que Jesus nos abandonou. E aí, nós começamos a afundar e a nos sentir só. Não deixe que o inimigo mate a sua fé e saiba que quando você confia totalmente em Jesus as coisas acontecerão em questão de tempo. Nessa célula você vai aprender que Jesus te ama e por isso nunca te deixará só. Ele está com a mão estendida esperando para te salvar de todas essas dificuldades. Esqueça tudo em sua volta e olhe somente para Jesus, porque só Ele pode impedir que você afunde. Só Jesus é a solução para os seus problemas. Não olhe para as dificuldades nem ouça o que as pessoas vão dizer ao seu respeito, olhe somente para Jesus e ouça somente a sua voz, porque é a voz de quem quer te salvar e te dar a vida eterna.

Aplicação: Quem aqui se lembra do tsunami? Isso mesmo, tsunami foi aquela onda gigante que atingiu alguns países na Ásia, inundando e destruindo muitas vidas. Pois bem, ainda que sobre a sua vida veio um tsunami de perigos e dificuldades, e você desanimou e até pensou estar só, saiba que Jesus está segurando na sua mão e se você confiar e olhar somente para Ele, você irá andar sobre as águas e será salvo. Não esqueça Jesus nunca te abandonará! Confie nele.

(Ore com as crianças para que elas possam confiar em Jesus em todas as situações e dê oportunidade para a criança não salva aceitar Jesus).

Hora de conversar

Ø Onde Jesus estava quando os discípulos estavam no barco?

Ø Porque os discípulos estavam com medo?

Ø Eles reconheceram Jesus?

Ø Porque Pedro andou sobre as águas?

Ø Porque Pedro começou a afundar?

Ø Como podemos andar sobre as águas com Jesus?

Hora de Brincar

(Montando o versículo)

Escreva partes do versículo em pedaços de cartolina ou papelão. Monte no mínimo 2 versículos ou de acordo com o numero de crianças da sua célula. Forme grupos com as crianças e distribua os versículos no grupo para elas montarem. Elas deverão montar e ler os versículos, o grupo que montar e falar o versículo primeiro será o vencedor. A brincadeira poderá ser repetida por várias vezes de acordo com o tempo disponível.

Um comentário: