Andressa

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lição 39 O rei Salomão pede sabedoria a Deus.

Texto Bíblico: 1 Reis 9:1 a 10

Versículo: “Se alguém tem falta de sabedoria peça a Deus e Ele dará a você”. Tg 1:5

Objetivo: as crianças aprenderam que Deus da sabedoria a quem pede.

Quebra-gelo: você já teve que ajudar alguém que estava com dificuldades? Conte como foi?

Contando a História

Salomão amava o Senhor e seguia os conselhos de Davi, seu pai. Certa noite, o Senhor apareceu num sonho a Salomão e perguntou: o que você quer que eu lhe dê? Ele respondeu: “Tu sempre mostraste grande amor por Davi, e tu deixaste que eu ficasse como rei no lugar de meu pai, embora eu seja muito jovem e não saiba governar. Aqui estou eu no meio do povo que escolheste para ser Teu. Portanto dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal”. Deus gostou de Salomão ter pedido isso e disse: “Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir riquezas, ou a morte de seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. Mas lhe darei também o que você não pediu: durante toda sua vida, você terá riquezas e honras, mas do que qualquer outro rei”. Certo dia, duas mulheres apresentaram- se diante do rei Salomão, e uma delas disse: “Ó rei Salomão! Dois dias após o nascimento do meu filho, essa mulher também deu a luz a um menino. Somente nós duas estávamos na casa, não havia mais ninguém lá”. Uma noite, ela rolou sem querer sobre seu filho e o sufocou. Então se levantou durante a noite, enquanto eu dormia, pegou o meu filho e o colocou na cama dela. Depois colocou o menino morto em meus braços. No outro dia de manhã, quando eu me levantei para dar de mamar ao meu filho, vi que estava morto. Porém, quando reparei bem, percebi que não era meu filho. Mas a outra mulher disse: que não é verdade. Pelo contrario, meu filho era o que estava vivo, e o seu é o que estava morto! E a primeira mulher respondeu: “Não! A criança morta é sua, e a viva é minha”! E discutiram na frente do rei. Então o rei Salomão disse: “cada uma de vocês diz que a criança viva é sua, e que a morta é da outra”. Então mandou buscar uma espada e, quando a trouxeram , disse: “cortem a criança viva pelo meio e dêem metade para cada uma destas mulheres”. A verdadeira mãe do menino, com o coração cheio de amor pelo filho, disse: “por favor, senhor, não mate meu filho! Entregue-o a esta mulher!” mas a outra disse: “ podem cortá-lo em dois pedaços! Assim ele não será nem meu nem dela”. Aí Salomão disse: “não matem a criança! Entregue o menino a primeira mulher porque ela é a mãe dele”. Todo povo de Israel soube dessa decisão do rei Salomão, e ai todos sentiram um grande respeito por ele, pois viram que Deus lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça. “Você sabia que você também pode pedir a Deus sabedoria”. Você não deve pedir de qualquer maneira, você deve pedir com fé, isto é, crendo que receberá o que pediu. Você sabia que Deus pode abençoar sua família, através de você? Você pensa que por ser apenas uma criança ninguém ouvirá o que você disser. Peça para Deus sabedoria para evangelizar, então ele te dará. Assim, eles vão conhecer a vontade de Deus para a vida deles.

Hora de conversar

O que o rei Salomão era de Davi?

O que o rei Salomão pediu ao Deus?

O que Deus achou do pedido de Salomão?

Como Salomão julgou a causa das duas mães?

Você quer ser sábio?

Hora de brincar: faça dois grupos de crianças, escreva o versículo de hoje e separe por palavras as crianças deveram montar todo o versículo, quem conseguir montar mais rápido: esse ouvirá você é sábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário