Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS - LIÇÃO 39- COMO VOCÊ SE VÊ

JUVENIS - LIÇÃO 39- COMO VOCÊ SE VÊ

Texto bíblico: 1 Samuel 16. 7

Alvo: Levar os juvenis a fazerem uma avaliação dê sua auto-estima.

Mostrar os valores de Deus e o quanto somos especiais para Ele.

PALAVRA RADICAL

Os meios de comunicação têm influenciado muitas maneiras os seres humanos. Uma das mais claras diz respeito aos padrões e valores que ela sugere, modifica e inova. Isso acontece em diversas áreas, como: Éticas, Moral, Econômica, Cultural etc. Mas algumas áreas, são especialmente pressionadas pela mídia, como o conceito que é “BONITO ou FEIO” (o que está ou não fazendo sucesso). Acontece que esses padrões, em muitos casos estão causando graves problemas de auto-imagem. Algumas pessoas, para serem mais bem aceitas, passam a viver uma vida triste e superficial, por estarem “representando” um papel que não espelha realmente o que são. Existem também, aqueles que não se encaixam no “CONCEITO DE BELEZA” do momento e acabam sendo “marginalizados” pelo restante do grupo. Isto é muito comum, principalmente entre adolescentes. Claro que a mídia não pode ser culpada por todos os problemas de auto-imagem. É grande o número de jovens e adolescentes que, devido às mudanças físicas própria da idade, por problemas de relacionamento com a família, desajustes na sociedade e outros fatores, também podem apresentar auto-imagem negativa.

O fato é que muitas pessoas hoje, podem estar sendo magoadas, humilhadas e excluídas, com uma auto-imagem ferida, pensando que seu caso não tem solução.

O que é auto-imagem Negativa?

Vamos citar alguns exemplos, mas antes lembre-se: o fato de você se identificar com uma ou outra destas características, não o torna alguém com baixa auto-imagem. Existem características que podem ocorrer com qualquer pessoa.

1. Atitude pessimista diante da vida espera sempre o pior.

2. Evita as pessoas, pois tem dificuldade de expressar emoções.

3. Muito crítico, perfeccionista, pouco flexível, principalmente consigo mesmo.

4. Atitude de estar “carregando o mundo nos ombros.

5. Dificuldade de perdoar ao outros e a si próprio.

6. Mau ouvinte e mau perdedor.

7. Teimoso, quer tudo do seu jeito.

8. Quer inconscientemente ser o centro das atenções.

9. Tem dificuldade em receber elogios.

10. Vive comparando-se com os outros.

11. Quer sempre provar que é bom no que faz.

12. Super preocupação com sua aparência e “status”.

13. Não consegue amar e confiar totalmente em Deus.

14. Problemas quanto a aceitação do amor de outra pessoa.

15. Tem medo de ficar só.

16. É facilmente influenciável pelos outros.

17. Usa a ira como autodefesa, fica logo exaltado.

O que Deus pensa ao nosso respeito?

Quando alguém tem problema de auto imagem é comum pensar: “Deus não gosta de mim! Se Ele gostasse, eu seria um pouco melhor do que sou...”. Esta é justamente a idéia que o inimigo, gostaria que todo o0 ser humano tivesse, para que se afastassem cada vez mais do senhor. Deus nos ama e nos valoriza muito. Alias a bíblia mostra que os valores de Deus são diferentes dos homens. O homem vê o exterior, porém o Senhor o coração.

Deus criou todo o universo e declarou que tudo estava “bom” Gn 1. Mas quando Ele cria o homem e a mulher à sua imagem e semelhança a expressão é outra: “Viu Deus que de tudo o que fizera, eis que era muito bom...” Gn 1:31

O ser humano é especial na criação, aos olhos de Deus. É especial por ter sido feito a imagem e semelhança de Deus.

Deus nos fez diferentes uns dos outros:

Todos os seres humanos são diferentes. Podemos até ser parecidos, mas nunca exatamente iguais. Cada um tem uma característica. Cada família uma peculiaridade, alguns são gordos, outros magros, baixos altos, negros, brancos, alguns nascem cegos ou com outros problemas etc. Seja como for, o que importa é que Deus nos ama e nos fez a Sua imagem e semelhança.

Para refletir (História verídica)

Um homem chamado Alberto era anunciado pela mídia como o gordo mais gordo do mundo (394kg) Ele nascerá em uma cidade do Mississipi. EUA, com um defeito genético, que fez com que acumulasse esse peso todo. Paciente e bem humorado, Alberto respondia as perguntas e brincadeiras que faziam com ele nas entrevistas. Até que um adolescente lhe perguntou: “Como você se sente sendo o homem mais gordo do mundo?”. E a sua resposta foi: “Bem, todos somos feitos a imagem E semelhança de Deus, não somos? E todos temos tamanhos e formas diferentes. Deus me fez da maneira que sou, com um propósito. A bíblia diz que o corpo vai morrer e o espírito vai continuar vivendo. Assim é mais importante como vivemos do que como parecemos. Á medida que outras pessoas ia chegando para vê-lo ele contou como se tornará cristão aos 16 anos de idade, ele aproveitou para trazer o plano da salvação para todos os que estavam presentes. Que exemplo maravilhoso ao invés de Alberto revoltar-se contra o Senhor (murmurando por ter um problema que a medicina não podia resolver), ele reconheceu na situação um propósito significativo, onde poderia comunicar sua fé em Jesus a muitas pessoas.

Compartilhando na célula

Como você avalia sua auto-imagem hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário