Andressa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

JUVENIS LIÇÃO – 42 - IRAI-VOS, MAS NÃO PEQUEIS

JUVENIS LIÇÃO – 42 - IRAI-VOS, MAS NÃO PEQUEIS

Texto bíblico: Provérbios 22: 17- 28

Alvo: Que os juvenis aprendam a lidar com a ira, o visando controlar os seus efeitos.

PALAVRA RADICAL

1. A Ira é um sentimento a ser controlado

“E fácil deixar-se arrebatar por uma paixão. Qualquer um pode fazer isso. Mas irar-se com a pessoa certa no tempo certo. No tempo certo com o objetivo certo e da maneira ser isso não é fácil e nem todos podem fazer isso”

“Deus nos criou com capacidade de sentirmos em emoções; amor, ira, repugnância, medo, culpa, alegria, exaltação e outros sentimentos. As emoções representam uma parte importantíssima dos acontecimentos mais nobres e úteis do homem, mas também contribuem para os atos mais trágicos de sua vida”.

A IRA é uma emoção dada por Deus ao homem. O próprio Criador manifesta na bíblia, diversas vezes, este sentimento. Como um Ser Perfeito, o Senhor manifesta esta ira, em equilíbrio com Sua Justiça e Misericórdia. O homem, sendo imperfeito não tem o mesmo equilíbrio, utilizando a ira como fator negativo, com uma regularidade impressionante.

Um dos grandes desafios do ser humano e manter DOMÍNIO PRÓPRIO, com relação ao sentimento de ira. Quando não controlada, a ira pode causa inúmeros estragos como: quebra de amizades, brigas vergonhosas, famílias abaladas e até atos criminosos.

2. O Lado positivo da ira

Temos contato muito mais freqüente, com as “explosões e problemas” causados pela ira. Entretanto, ela tem o seu “lado bom” e saudável. Vejamos alguns exemplos:

a) Quando é uma indignação contra a violação dos padrões de Deus - algumas vezes, o próprio Jesus irou-se desta forma (Mt 15:7-9; 23:13, 33). Mas é interessante notar que Ele atacava mal e a maldade; não tinha objetivo de humilhar as pessoas praticavam o erro. Sua intenção era alertá-los para voltarem aos padrões corretos.

b) Quando atua como um “alarme” contra um perigo ou uma ineficiência - existem ocasiões em que a passividade pode custar à vida de alguém. Por exemplo: um pai que grita irado “pare!”, a um menino desatento, que está prestes a atravessar a rua com um caminhão vindo em sua direção. Caso houvesse maior tempo para explicações, agiríamos mais controla-damente. A explosão da ira, muitas vezes alerta contra um perigo próximo, ou exorta contra ineficiência. Nem sempre este “alarme” é acionado sem magoar ou ferir alguém. Por isso é necessária a disposição de pedir perdão ou acertar com quem nos irritamos (Ef 4:26).

- “Irai-vos e não pequeis; não se ponha a sol sobre a vossa ira...”

c) Quando é uma repreensão honesta, que leva a outra pessoa a arrepender-se e a mudar para melhor - O verdadeiro amigo não fala somente o que é bom e agradável; quando é necessário, ele deve repreender de forma leal, mesmo que a outra pessoa se entristeça (Pv 27:5-6; 2 Tm 4:2; 2 Co 7:8-10.

O lado negativo da Ira

a) Ela pode ser altamente destrutiva- dependendo da direção em que a ira se manifesta, ela pode ferir muitas pessoas:

Explosão de ira- as energias emocionais são disparadas contra alguém e podem provocar reações idênticas, voltadas contra o primeiro a explodir.

Implosão de ira- a pessoa se fecha dentro de sua irritação, e as tensões são liberadas contra si mesma.

Negação da ira- quando a pessoa irada, ao invés de enfrentar o motivo da irritação, nega que esteja com o problema, tentando adiar sua solução. Quando alguém lhe pergunta a respeito, geralmente a resposta é: “Está tudo bem”!”O acúmulo de “negações” da ira, pode gerar uma explosão descontrolada” num futuro próximo.

Em todos os estes casos, as energias emocionais são usada destrutivamente, sem contribuir para a solução dos problemas.

b) A ira pode ser resultado de não conhecermos todos os fatos

Devido ao fato dos homens serem imperfeito, cada um vê a situação de acordo com a sua perspectiva, não se preocupando com os outros lados da questão. Como conseqüência muitas vezes ficamos irritados com coisas que julgamos errada, mas que de fato não seriam consideradas erradas, se estivéssemos de posse de todos os dados. Sem dúvida podemos sentir-nos vulneráveis, ameaçados por criticas ou tornamo-nos críticos, por entendermos mal as atitudes dos outros e tirarmos conclusões precipitadas, negativas e injustificadas

c) A ira freqüentemente leva ao pecado – isto fica implícito na advertência de Paulo: “Irai-vos, mas não pequeis...”. O pecado desse tipo pode manifestar-se de varias maneiras:

Vingança- amargura, ódio, represália e uma atitude critica, são resultados da ira, sendo todas estas atitudes condenadas nas escrituras. A vingança pertence somente a Deus. Não existe qualquer justificação bíblica para a represália ou o explodir a da ira humana. (Rm 12: 19;

Abuso verbal- os cristãos tem a responsabilidade de controlar as suas palavras, mas isto é extremamente difícil quando estamos zangados. No velho testamento quem não se controla é descrito como o insensato-(Pv. 14:29. Tiago dia que o homem deve ser tardio para falar e tardio para se irar. (Tg 1:19; 3:1-18.

Falsidade – a pessoa irada e magoada, que não tem coragem de acertar o problema, pode vir a utilizar-se de sutilezas, falsidades, tramar enganos, divulgar fofocas contra o ofensor. O objetivo é dar o troco, ferir, vingar-se, sem um ataque frontal. Jesus diz que a nossa palavra tem que ser sim ou não. Não há lugar falsidades. O que passar disto, é procedência do diabo (Mt 5:37.

Possíveis causas da ira

Injustiça- pode acontecer no sentido de indignar-se com injustiça cometida contra outras pessoas, ou então contra o fato de sentir-se com a injustiça cometida contra o fato de sentir-se prejudicado de forma injusta.

Frustração- a frustração é um obstáculo que nos impede de alcançar um objetivo. Chegar atrasado a um compromisso por causa de um pneu furado pode causar- nos uma leve frustração.

Exemplo bíblico: Caim (gn 4:1-7)

Por causa da inveja Caim ira-se contra seu irmão Abel e o mata

Vejamos algumas causas que o leva a este ato:

Possível perda de atenções para o irmão “caçula” (Abel), desde a infância.

Relacionamento apenas formal com Deus.

Inveja pelo sucesso do irmão.

Ira extremamente expressa na face.

Deseja não contido de vingança.

Tornar-se mentiroso, sarcastico, tentado enganar a Deus.

Faz- se vitima quando descoberto.

Conclusão: A palavra nos ensina, irai-vos, mas não pequeis. Não de lugar ao diabo através da ira, resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Seja guiado pelo espírito Santo exercendo domínio sobre todas as coisas.

Compartilhando na célula

Você lembra-se de alguma vez que ficou muito zangado? Conte como foi.

2 comentários:

  1. Edificante mensagem. Impressionante vídeo de Andressa.
    Um grande impacto da manifestação da palavra revelada.
    Gostaria de ter mais informações desse brilhante trabalho.
    isso sim me motiva a crer que Deus ainda usa pessoas.
    Pois tem sido grande o lamento que tenho quando observo a visão das igrejas evangélicas do presente século.
    Essa mensagem foi o presente do ano de 2013.
    Aleluia! Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante, muito bom! Me ajudou bastante na minha aula ;)

    ResponderExcluir